Os Camelódromos: A Organização Espacial do Comércio Informal


  Vimos na última postagem que os comerciantes informais apropriam-se do espaço público urbano para estabelecerem sua prática, única forma encontrada por eles para conseguir se inserir no meio de produção, ficando assim as margens do Estado. Porém o Governo tenta estabelecer o mínimo de organização para esse tipo de prática, criando assim camelódromos, locais onde os ambulantes encontram-se reunidos , mais ou menos organizados. O estudo “O comércio e serviços ambulantes: uma discussão”  também trata do assunto :


       "A partir da expansão dos vendedores ambulantes, há necessidade de se criar um estabelecimento para que estes possam se organizar espacialmente, como os camelódromos ou shoppings populares conceituados por Montessoro (2006) como centro comercial dos ambulantes. Ainda de acordo com essa autora, pelo fato desses comerciantes ficarem nas vias públicas (praças e calçadas), sempre foram vistos como uma anomalia do ponto de vista do planejamento. O que ocorre com esse tipo de trabalhador, é que as suas condições de alimentação e transporte são precárias, mas ao analisar-se a respectiva dinâmica de trabalho, constata-se que não estão desestruturados, já que sempre apresentam um ponto para as vendas, ainda que não fixo, bem como as mercadorias a serem comercializadas."



                       Camelódromo do Brás em São Paulo, exemplo de uma
                                tentativa de organizar o comércio informal

   "Ao observar-se a dinâmica das cidades de médio porte e também das metrópoles, percebe-se que os camelódromos, construídos para oferecer um lugar legalizado aos ambulantes, localizam-se próximos aos terminais de transporte urbano. Essa localização é estratégica, uma vez que essa é uma área de grande circulação de pessoas de renda baixa, e que estarão sempre atraídas pelas mercadorias com preços populares, vendidas nos camelódromos."

1 comentários:

A Geografia Esta nos Conflitos 5 de julho de 2011 às 17:56  

Ficou muito bom, este tema é bem interessante porque ele engloba várias áreas de estudo da geografia, como questões sociais, políticas e dos aspectos físicos, vocês associaram muito bem o assunto! Parabéns pela criatividade!

Postar um comentário