O Estado e a Economia


      Hoje iremos continuar nosso raciocínio sobre a geografia do comércio informal, porém antes de tratarmos do comercio informal fizemos uma introdução, explicando como funciona a sociedade , que produz e comercializa seus produtos. Agora vamos pensar nos conceitos de formalidade e informalidade na atividade econômica, o formal seria o que o Estado regulariza, aquele que paga impostos e que está de acordo com as leis, e o informal o contrário disto, ou seja, o que estaria as margens do Estado, fora dele. É daí que surge o comércio informal dessa não existência do Estado controlando a atividade econômica, ou seja que não paga impostos e não está de acordo com as leis trabalhistas, regularizado pelo estado. Portanto tentaremos mostrar para vocês como funciona a relação do Estado com a Economia, ao longo do tempo e atualmente.

         Vejamos esse esquema que mostra de maneira simplificada a intervenção do estado na economia e mostra as principais políticas econômicas existentes.




Retirado do site : http://uni9adm.ning.com/


           O Estado portanto tem como principais objetivos fiscalizar e regular a economia,criando leis, decretos, regulamentos, realizando mediadas governamentais e ajustes econômicos. Tudo isso com objetivo de tentar estabilizar a economia e visar uma redistribuição mais igualitária das riquezas entre as diversas classes sociais da sociedade. Ao longo do história nas diferentes nações existentes, a intervenção que o Estado tinha na economia foi mudando em nível, indo do liberalismo completo à uma total intervenção, assim como as funções que o estado assumia na economia. Atualmente o Estado assume um caráter apenas de regulador e fiscalizador, deixando a economia funcionar mais livremente.

         A OIT considera trabalhadores informais aqueles que exercem atividades econômicas à margem da lei e desprovidas de proteção ou regulamentação pública, e cuja produção acontece em pequena escala. Para a OIT, o trabalho informal também se caracteriza pela ausência das relações contratuais. Ou seja a economia informal seria aquela que estaria as margens do estado, e os comerciantes informais, nosso foco, inclusive pois trabalham sem qualquer regulamentação.

0 comentários:

Postar um comentário