A localização do comércio informal dentro do espaço urbano



      
  Hoje iremos analisar a localização do comércio informal no espaço urbano, no estudo “O comércio e serviços ambulantes: uma discussão” da Universidade Federal de Uberlândia feito por estudantes da Pós Graduação em Geografia, é discutida as estratégias de localização utilizadas pelos camêlos e ambulantes:

Por ser atividade econômica característica de rua, a localização do comércio e serviços ambulantes depende exclusivamente do espaço público, como os logradouros e as vias."

"Os espaços públicos com enfoque para as praças, calçadas e ruas, são os ambientes mais utilizados para localização dos ambulantes/camelôs, uma vez que estes espaços estão localizados em partes privilegiadas da área central e possibilitam a circulação de pessoas e, consequentemente, o comércio."

"Os espaços públicos em questão passam a ter valor de mercadoria, pois os mercadores ambulantes dele se apropriam privadamente, por não terem nenhum custo de localização, não pagarem aluguel e nem impostos, utilizando-o assim, para comércio informal e obtenção de lucros. A rua, enquanto um espaço público assume papel multifuncional, pois de acordo com os diferentes períodos do dia, apresenta funções diferenciadas e públicos variados."



  •    Imagem mostrando a apropriação do Espaço Urbano por comerciantes informais    
      
    Como verificado no estudo os trabalhadores informais apropriam-se  do espaço público  para realizarem suas atividades econômicas, buscando sempre os locais mais movimentados e mais centrais da cidade para assim poderem atingir maiores e diversificados públicos, obtendo assim maiores lucros. O curioso que essa apropriação do espaço público ocorre sem nenhum gasto pro trabalhador, que não paga aluguel nem impostos, maximizando assim os lucros de sua atividade mercantil. Porém esse domínio do espaço pode gerar problemas para os pedestres que passam pelo local ou ainda aqueles que consideram os comerciantes uma poluição visual nos centros urbanos.

4 comentários:

Anônimo 27 de junho de 2011 às 16:52  

Parabens pela matéria, sensacional meninos...

A Geografia no Shopping! 5 de julho de 2011 às 15:13  

O assunto abordado é bem complexo e interessante, pois está sempre presente em nosso dia-a-dia e muitas vezes, passa despercebido a nossos olhos, por ser algo tão comum, e de repente, nem analisamos onde está a Geografia nesse aspecto da sociedade. Parabéns pela abordagem e pelo blog!

A geografia na construção civil 5 de julho de 2011 às 21:25  

Muito bom seu blog,vocês buscarm um tema que esta presente na realidade do nosso dia-a-dia.Parabéns!

Higor Tadeu 6 de julho de 2011 às 05:04  

E aew galera! Sem duvida, o blog de vcs está entre os melhores! Com um assunto contemporaneo e varias formas de visão, as crítcas e e as informações passadas aqui esclarecem muito sobre essa visão do mundo do trabalho informal. Estão de Parabéns!! Um abração do Higão!! xD

Postar um comentário