Conheça o comércio informal

  Desde os tempos antigos o comércio informal pode ser visto ao longo da história, nos tempos bíblicos quando Jesus Cristo andava pelas ruas da cidade diversos comerciantes ganhavam sua vida vendendo produtos em barracas improvisadas, onde permaneciam pouco tempo, pois logo sairiam daquele lugar em busca de outra localidade para atender novos clientes.
 Nos dias de hoje o comércio informal tem sido uma saída para os desempregados, a falta de qualificação profissional que é um fato determinante hoje em dia é grande, fazendo muitos trabalhadores recorrerem a esse meio de vida no comércio informal. Muitas pessoas deixam suas cidades em busca de melhores condições de vida, e ao chegar no lugar desejado com a promessa de um bom emprego vê que tudo aquilo foi um simples sonho proporcionado por uma cidade grande que muitas pessoas tem, isso mesmo sendo muito cliché, ainda acontece hoje em dia com frequência e esses trabalhadores só vêem uma única solução, o comércio informal, vender produtos de péssima qualidade em uma barraca correndo diariamente o risco de assalto e ainda tendo que acordar muito cedo para montar as barracas e ter muita disposição para aguentar uma cansativa jornada de trabalho.


 Esse vídeo mostra o fluxo do comércio informal em uma rua de Salvador, junto da música nós podemos entender bem a vida desses comerciantes.



2 comentários:

26 de junho de 2011 às 18:09  

Acho que esse blog vai ser ótimo pra me fazer entender melhor os porquês do comércio informal, por enquanto eu só acho chato, um absurdo ter camelos... Ou quando você tá sentado numa mesa de bar e passa um cara te vendendo alguma coisa, são as coisas mais absurdas desde balas, até lanternas, passando, é claro, pelos DVDs piratas! -.-

Geografia nos Transportes 27 de junho de 2011 às 10:40  

Muito legal o tema de vocês galera, se dúvida o comércio informal é um fator dinamizador na economia de uma região e é influenciado por vários aspectos geográficos. Parabéns pelo blog!

Postar um comentário

Quem nós somos

Alunos da Universidade Federal de juiz de Fora, do curso de Geografia 1° Periodo.